Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Maranhense de São Luís, fotógrafo
profissional independente que há quase
uma década vem se dedicando a registrar
as manifestações da Cultura Popular
e Religiosa dos afro-descendentes
no estado do Maranhão.

Habitualmente, atende a agências de publicidade da capital maranhense e, paralelamente, desenvolve projetos autorais em comunidades negras no registro das tradições e modo de vida das populações de quilombos no Maranhão e também detém um vasto material das manifestações de cultos afros em vários terreiros de Tambor de Mina.

Autor do projeto “Nagon Abioton – Um Registro Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, aprovado na Lei Rouanet e pelo Programa Petrobras Cultural 2008/2009 e que culmina com a publicação de um livro sobre um dos terreiros mais tradicionais de culto de religião afro-maranhense.

Vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras 2010 (Cadon – Fundação Cultural Palmares – Petrobras), com o projeto “Zeladores de Voduns e outras entidades do Benin ao Maranhão”.

Contemplado no XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e finalista no Prêmio Conrado Wessel de Fotografia 2010/2011 com o projeto “Na Trilha do Cangaço - Um Ensaio Fotográfico pelo Sertão que Lampião pisou”.

O Ensaio

©2010 - Todos os direitos reservados a Márcio Vasconcelos - Design by: www.mauroprivado.com.br